Estar Presente Agora

Estar Presente Agora

Estar Presente Agora

Leitura de Domingo, 03 Julho 2016

Estar Presente Agora

John Main, OSB

DOOR TO SILENCE: An Anthology for Christian Meditation (London: Canterbury Press, 2008), pg. 83.

A meditação é uma disciplina da presença. Por meio da imobilidade do corpo e do espírito, aprendemos a estar completamente presentes a nosso ser, a nossa situação, a nosso lugar. Não se trata de uma fuga. Por meio do enraizamento em nosso próprio ser, tornamo-nos presentes à sua fonte. Nos enraizamos no próprio ser. Através de todas as circunstâncias cambiantes da vida, nada poderá nos abalar.
O processo é gradativo. Demanda paciência. E fidelidade. E disciplina. E humildade.

A humildade da meditação é a de colocar de lado todo questionamento cheio de si. Colocar de lado a presunção, significa nos sentirmos pobres, despojados do ego, à medida que aprendemos como ser. Estar presentes à presença. Aprendemos, não da nossa própria inteligência, mas da própria fonte da sabedoria, do Espírito de Deus.
_____________
Medite por Trinta Minutos
Lembre-se: Sente-se. Sente-se imóvel e, com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Sente-se relaxada(o), mas, atenta(o). Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Ouça-a à medida que a pronuncia, suavemente mas continuamente. Não pense, nem imagine nada, nem de ordem espiritual, nem de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente afluirão, mas, deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.

 
Foto de Comunidade Mundial para a Meditação Cristã.